quinta-feira, 5 de maio de 2011

8 Dicas de como emagrecer sem passar fome

Já vai longe o tempo que para emagrecer era preciso passar fome. Hoje em dia já existe muita informação e ajudas para conseguir um corpo invejável sem ter que passar fome.
Parece bom demais para ser verdade, mas pode acreditar, não precisa passar fome para ter o corpo que sempre quis, ou para fazer inveja ás suas amigas (os).
Hoje deixamos aqui 10 dicas de como emagrecer saudavelmente sem passar fome.


1 - Saber comer é saber viver

Chega a altura em que o corpo dá sinais de que precisa de alimentos, começa a ficar com fome e terá que se alimentar, então aqui o que temos que ter em atenção? Nada mais nada menos que saber comer até a um certo limite. Quando sentir fome, apenas coma até essa sensação passar, isto é, não coma demasiado, até se sentir bastante cheio e enfartado.
Geralmente as pessoas têm tendência a comer até se sentirem fartas, o que é um grande erro. Coma normalmente até se sentir confortável e beba bastante agua.

2- Passar fome e Saltar refeições?

Saltar refeições ou passar fome não é nem nunca será um método para alcançar o seu objectivo. No máximo o que vai arranjar é um problema de saúde se seguir este tipo de atitude. É preferível demorar mais tempo para perder peso mas de forma saudável do que o contrario, até porque está comprovado que as pessoas que seguem uma dieta saudável, têm bastantes facilidades em manter o peso que pretendem, do que as pessoas que fazem dietas rápidas e sem qualquer acompanhamento.

3- Pequeno almoço, a refeição mais importante do dia

O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. É a refeição que vem depois de 8 horas de sono sem qualquer refeição durante esse tempo. O corpo aqui pede comida, pede algo para dar energia durante o dia. Tome um bom pequeno almoço, com calma, e acima de tudo bastante variável, pois se assim não o fizer, as desvantagens vão ser muitas, nomeadamente cansaço, má disposição, desconcentração, factores estes bastante importantes para conseguir ou não concretizar os seus objectivos.

4- Faça 6 Refeições por dia

Certamente já ouviu dizer que 3 refeições por dia é o normal para uma pessoa conseguir andar bem no dia a dia, mas o correcto são 6 refeições diárias. Para uma dieta bem elaborada, devemos comer de 3 em 3 horas, pois a partir daí o nosso corpo vai buscar energia aos nossos músculos, originando fadiga, desconcentração, originando problemas de saúde. Sendo assim lembre-se:
  • Tomar pequeno almoço
  • Comer um pequeno snack ou uma refeição leve a meio da manha
  • Almoçar
  • Comer de novo outro snack ou uma refeição leve a meio da tarde
  • Jantar
  • Fazer uma ceia antes de dormir
Como vemos são 6 refeições simples que podemos encaixar no nosso dia a dia. Mais para a frente iremos fazer um único tópico a explicar ao pormenor cada refeição e o que deve comer em cada refeição.

5- Fazer uma refeição equilibrada

Quando chegar o momento principalmente do almoço e jantar, lembre-se desta dica. Nunca encha o prato em demasia, pois o seu estado psicológico vai se sentir obrigado por assim dizer a comer tudo o que tem no prato. O que aconselhamos é repartir o prato a meio, uma parte do prato tem que ter obrigatoriamente legumes ou salada, outra parte do prato terá que ter carne ou peixe e batata, arroz ou massa. Como pode ver a maior parte do alimento é legumes, originando assim uma alimentação equilibrada.

6- Beba muita água

Voltamos a frisar novamente este assunto. Beba muita água, de modo a diminuir o espaço do seu estômago para quando for se alimentar. Não tem que beber obrigatoriamente 1,5 Lts de água antes de comer, o que pedimos é que vá bebendo durante o dia, assim o corpo vai se hidratando e vai preenchendo o seu estômago, reduzindo assim a fome e a quantidade de comida durante a refeição.
Sabia que o corpo pode dar sinais de fome quando tem sede, enganando assim a pessoa em questão?


7- Opte por alimentos com fibras

Optar por alimentos com fibras tem mil e uma vantagens para a sua dieta bem como para a sua saúde em geral. Alimentos ricos em fibras, têm como função regular o seu intestino, não deixando acumular toxinas prejudiciais ao seu corpo e ao mesmo tempo faz com que o corpo esteja mais tempo saciado, fazendo com que tenha menos fome durante o dia. Alimentos que aconselhamos com fibras é por exemplo arroz integral, pão integral, massa integral, todos estes alimentos ajudam neste processo.


8- Evite a cafeína e o Sal

Evite a cafeína durante o dia, se for uma pessoa que tem por habito beber bastantes cafés, tente beber um pouco menos, fuja das coca colas e outros sumos ou chás com cafeína. O motivo é que a cafeína destrói a energia que o corpo possuí, fazendo assim com que a pessoa tenha picos de fome para repor as energias que a cafeína retirou.
Relativamente ao Sal, opte por uma alimentação com menos sal, não corte no sal em demasia, mas também não exagere no sal, pois este tem a desvantagem de reter líquidos no organismo, aumentando assim o volume fazendo com que o corpo fique inchado.

Gostou? Partilhe com os seus amigos:

Partilhar

Artigos Relacionados

0 comentários:

Enviar um comentário